Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

1ª Reunião

          Organização do Espaço/Escola e da Pauta da 1ª Reunião e os dois 1ºs Dias de Aula



1)    Organizar os grupos de apoio à direção antes da abertura das aulas para:

    O espaço está limpo e organizado;
    Expor um painel com os eventos da escola realizados em 2011 no pátio para criar familiaridade e valorizar o trabalho realizado pelos alunos;
    Providenciar junto a secretaria, o resultado do (SAEJ), da Escola e do IDEB, para refletir com os professores os passos (metas e ações) que precisam ser dados durante o ano letivo para atingi-las;
    Comentar sobre a Lei Nº 9394 (docentes), com a finalidade de conscientizar os professores das suas atribuições;
    Fazer um pequeno resumo sobre o PPP e o Reg. Escolar, incluindo a importância do Grêmio Estudantil;
    Providenciar a cópia do Projeto: Educação Sexual;
    Providenciar fichas dos alunos que estão em progressão;
    Providenciar a cópia do Projeto Curricular da SEDUC;
    Apresentar o calendário letivo e distribuir o horário e a cópia das atribuições dos professores;

Tudo isso é para Debater e Discutir

2)    Como receber a equipe:

a)    Com uma mensagem de “Boas-Vindas” enrolada em um Sonho de Valsa ou um cartão.

Nota: Não perca tempo com dinâmicas de grupo e leitura de texto de “motivação”. A maneira mais eficaz de estimular a equipe é garantir um bom ambiente e compartilhar metas. Durante a chegada do grupo coloque um som ambiente de boas vindas. Sugestão “Boas Vibrações”, Fábio Junior.

•    Procure usar uma “Data Show” para apresentar após a oração uma mensagem breve de “Boas Vindas”.
•    Utilize-o também para ir mostrando os acontecimentos que vão acontecer durante a reunião.

b)    Durante os intervalos: Coloque um som ambiente para recepções. Sugestão “Super-Homem- A Canção (Gilberto Gil), Se todos fosse ao mundo iguais a você (Vinícius de Morais e Antônio Carlos Jobim), Aquarela (Toquinho), Sementes do Amanhã (Gonzaguinha), Olha eu ai (Cheiro de Amor),

3)    Para finalizar: Colocar uma mensagem de agradecimento e distribuir as lembrancinhas.

Sugestão de música: Ao Mestre com Carinho

Planejamento do 1º Dia de Aula (09.02.12)

1)    Colocar um som ambiente na chegada do aluno.

Sugestão: Aquarela (TOQUINHO)?

a)    A gestora e a secretária devem ficar na entrada do 2º portão com uma cesta nas mãos com um cartãozinho de “Boas Vindas!” e um lápis decorado.
b)    Ao entrar os professores já devem estar na porta da sala de aula para receber-los em um momento prazeroso dando-lhe os parabéns e as boas vindas. Acalmados. O professor vai fazer a integração da turma, de auto e hetero conhecimento, de levantamento de expectativas, de projeção de sonhos individuais e coletivos.

Obs.: As carteiras devem estar em semi-circulo para melhor integração.

 Enquanto isso, a auxiliar da secretária fica no pátio orientando os alunos para irem para a sala e os pais vão esperando no pátio para participarem do código de valores da comunidade escolar, construídos por eles (alunos) e os professores no final do ano passado.

Obs.: Nesse momento o professor que tiver na janela (folga) pode ajudar a auxiliar da secretaria.


2)    Preparar o Data-Show para o 2º momento da aula que vai ser no pátio.

Nota: Para isso acontecer, os professores vai pedir que os alunos educadamente levem a carteira (dele) para o pátio sem barulho (organizar por série) e acomodar também os pais.

Abertura:

a)    A gestora abre esse momento (breve) com uma mensagem de boas vindas e de agradecimento. (Pode usar o Data-Show);
b)    Convidar a todos para fazer a oração. (Pai Nosso...);
c)    Apresentar a equipe escolar (breve);
d)    Com o Data-Show, mostrar o código de valores estabelecidos pelos alunos e o regimento interno da escola onde (só) fala dos direitos e deveres do aluno, pois as mesmas vão ser essenciais para garantir o sucesso da escola e do aluno em especial. Não esquecer também de acrescentar na fala as penalidades, a importância da carteirinha, da farda, os livros, e horário de entrada,... Tudo isso para ser lembrado, acompanhado e cumprido, sempre, falar dos dez mandamentos do aluno;
e)    Mostrar fotos dos alunos para lembrar alguns momentos vivenciados no ano de 2011. (slide);

Obs.: Pedir para que os alunos retornem a sala com as carteiras sem barulho, o professor também deve orientá-los e acalmá-los na sala.

Depois de todos na sala. Convidar os pais a participarem do lanche, (Colocar som ambiente) justamente com os alunos.

  1º Dia de Aula (09.02.12)

HORÁRIO

1.     8:00h – Entrada;
2.     8:30h – Professor x Aluno Integração na Sala de Aula;
3.     9:00h – Abertura do Código de Valores;
4.     10:20h – Retorno às salas (voltar c/ as carteiras);
5.     10:40h – Lanche Coletivo;
6.     11:00 às 11:30 – Recreação no pátio com música dançante;

2º Dia de Aula (10.02.12)

1)    Ao se dirigir para a sala de aula os professores, já devem estar aguardando na porta com um marcador de texto com espaço para colocarem sem nome, turma e série.

Obs.: Na sala de aula devem ser afixados as penalidades, o horário (se possível) e os 10 mandamentos do aluno.

(1º aula) Quando todos já tiverem na sala; fazer uma oração (a critério). 2º momento, fazer uma reflexão (lê mensagem para todos). 3º momento, falar sobre o regulamento interno que foi estabelecido pelos alunos e professores (reforçar). 4º momento, falar sobre como vai ser trabalhado a 1ª Unidade; os projetos e os eventos que vão acontecer onde eles já podem ir pensando em formar idéias para apresentações futuras na sala ou no pátio. (Citar os projetos da I Unidade);

(2º aula)
Fazer uma dinâmica para a integração melhor do grupo. (Ver uma dinâmica p/ todos);

(3ª aula) Fazer uma brincadeira com a bola, toda vez que ela parar questionar (de 1 em 1) para o aluno que está c/ a bola (para todos);

a)    Qual foi o momento mais difícil na escola?
b)    Qual a disciplina que você teve mais dificuldade?
c)    O que você gostaria que mudasse nas aulas de arte?
d)    O que você gostaria que mudasse nas aulas de matemática?
e)    Como você vê a escola?
f)    Como teus pais ajudam-te nas atividades escolares?
g)    Qual a sua opinião sobre os eventos da escola?
h)    O que você acha dos projetos realizados na escola?
i)    Quantas horas você tira para estudar?
j)    Quantas horas você tira para brincar?
k)    Como você se prepara para as provas?
l)    De quem é a culpa se você não ficar com a média no final de cada unidade?
m)     O que fazer para melhorar suas notas?
n)     O que você pensa do futuro?
o)     Quando crescer eu quero ser...
p)     O que você mudaria na escola?
q)     O que mais te entreter?
r)    Para ser amigo é preciso?
s)     A palavra respeitar significa?
t)     Como posso fazer para ajudar a escola?
u)     Quantos livros você leu?

INTERVALO

(4ª aula) Reforçar a importância de manter o um ambiente limpo. Reforçar a importância de freqüentar a progressão. Estudar na hora certa, separando brincadeiras do momento de estudo. Fazer os exercícios, tirar dúvidas, participar das aulas, dos projetos e eventos. Reforçar a importância de estudar e aprender.

(5ª aula) Construir um mural com mensagens, frases de boas vindas! Como também da falta que o colega ou funcionário fez ao ter saído da escola, decorar a gosto.

Providenciar:


a)    O som e o cd;
b)    Mensagem ou cartão de boas vindas;
c)    Lápis decorado e um marca texto;
d)    Pedir ao pessoal de apoio para manter as carteiras na sala em semicírculos;
e)    Colocar a relação dos nomes dos alunos na entrada da sala e identificar-las por turmas;
f)    Preparar Data-Show e a caixa de amplificação;
g)    Providenciar o slide (conteúdos e fotos);
h)    Providenciar as xerox das: penalidades, dos dez mandamentos( fixar nas salas de aula);
i)    Vê as dinâmicas;
j)    Bolas;
k)    Materiais de papelaria citados.
l)    Lanche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário